PUNK MARKETING

MARKETING DE GUERRILHA

domingo, 9 de novembro de 2008

MARKETING TRIBAL

A estratégia usada no marketing tribal tem como base a constituição de grupos com interesses comuns e em dar a esses grupos produtos que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.

Desde há muito tempo que se sabe que o marketing WOM (Word Of Mouth), ou seja a passagem de algum tipo de informação de pessoa para pessoa, normalmente pertencente a um grupo de relacionamento, funciona. Fonte: slingshot.online.pt

No marketing tribal, existe uma "tribo", ou seja grupo de pessoas que partilham características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto (que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses) e espalhar as vantagens desse mesmo produto.

Algumas marcas usam este tipo de estratégia "tribal", através da criação de comunidades (tribos) de consumidores.

Como exemplo disso a Sumol, que criou o grupo dos sumólicos, unidos pelo sabor.


O iPhone 3G chegou ao mercado e passadas 72 horas desde o seu lançamento já tinham sido vendidos mais de um milhão do novo dispositivo da Apple.
Se pensarmos que a primeira geração de iPhone precisou, não de 72 horas mas sim de 74 dias para alcançar este número, poderemos afirmar que o mercado já se rendeu ao telemóvel da Apple? E, se sim, qual a razão?
Pela elevada qualidade técnica do iPhone, ou por uma muito bem montada campanha de marketing?
A herança tecnológica da Apple e uma visão de futuro transformaram o iPhone em algo mais que um simples telefone, uma vez que agrega em si funcionalidades de um iPod, de um dispositivo para aceder à Internet e, claro, permite também realizar chamadas. É um aparelho onde entretenimento, portabilidade, acessibilidade e capacidade de armazenamento de informação formam um todo. Esta diferenciação permite à Apple posicionar o iPhone como um produto versátil, conveniente e com valor acrescentado, quer para uso pessoal, quer para uso profissional.
E o estatuto da Apple, marca de culto em todo o mundo, permite que os seus lançamentos sejam aguardados com maior expectativa por "tribos" de fás da marca. São esses consumidores que garantem também à Apple o sucesso da sua comunicação, muito baseada em campanhas de marketing viral e do boca-a-boca.

A verdade é que o lançamento do iPhone tornou-se já num caso de estudo a nível internacional. Alguns especialistas garantem que o telemóvel da Apple está já a revolucionar o mercado das telecomunicações e que as grandes marcas de renome do sector, como a Nokia, Motorola, Sansung, entre muitas outras, devem preparar-se para a feroz concorrência da marca norte-americana, outros acham que o salto tecnológico não é assim tão grande e estamos perante uma das melhores e maiores campanhas de marketing de sempre.
Fonte: imagensdemarca

Vantagens:
Relação de proximidade com a sua tribo
Ciclos de consumo em que o preço é secundário
Provoca Buzz

Desvantagens:
Desperta comunidades anti marca
Necessita constante inovação para não saturar consumidor
Direccionado para certos nichos, pouca aceitação por outros segmentos

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Para responder integralmente o desafio deve ter em conta esta indicação geral a todos os alunos em relação a todos os posts:
definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação. Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.