PUNK MARKETING

MARKETING DE GUERRILHA

sábado, 29 de novembro de 2008

MARKETING SENSORIAL

O aroma de laranja atrai o consumidor.

O Sense Branding ou Marketing Sensorial tem como base uma nova experiência de gestão estratégica baseada na criação de plataformas multisensoriais (visão, tacto, olfacto, paladar e audição), que permitam intensificar a relação emocional entre o consumidor e a marca, no fundo isto é estimular o consumidor.

A atmosfera, o cheiro, o som, de entre outros factores mercadológicos que podem passar despercebidos, influenciam a sua decisão de compra. O produto por si só não garante a venda – preço, atendimento, promoção, localização, imagem da empresa e variedade de produtos influenciam diferentemente os consumidores no comportamento de compra.

Além desses factores que já conhecemos, é bom lembrar que toda a compra é uma experiência completa, inclusivé, sensorial! Cheiro, música e cor ajudam a definir quanto tempo o cliente ficará na loja e até o tamanho da compra.

O Tivoli Hotel & Resorts adoptou um programa de branding sensorial no âmbito da recente mudança de identidade. A primeira aplicação teve lugar no dia da inauguração do Tivoli Lisboa, após o processo de remodelação ocorrido. Este projecto numa primeira fase, focará as dimensões olfactiva, auditiva e gustativa.A expressão auditiva, denominada Take Me There e adaptada a cada unidade, cria novas memórias e tem a capacidade de transportar os clientes para outro lugar, mais emocional e envolvente, terá uma aplicação transversal na comunicação institucional e comercial, nomeadamente no site, no call center, filmes e apresentações institucionais. Para o olfacto foi criada a fragrância Soulmi que quer reflectir a essência das experiências vividas em cada hotel, tanto em Portugal como no Brasil. A fragância Soulmi tem na composição a baunilha, a laranja algarvia, a tangerina brasileira e a hortelã-pimenta.

Fonte: Meios & Publicidade


O Branding Experience é também considerado como parte do Marketing Sensorial. Branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca.

É uma estraté gia que tem por base proporcionar experiências da marca ao consumidor.
Não podemos confundir imagem de marca com experiência de marca, são duas coisas totalmente diferentes. A imagem de marca consegue-se através da comunicação, como a publicidade, os eventos e até os patrocínios. Por outro lado, conseguir uma experiência positiva de marca, é necessário perceber e entender como satisfazer efectivamente os consumidores e transformar isso em pontos de contacto (touch points) que o consumidor tem com a marca.
Por exemplo um estabelecimento que tem um ambiente muito bom, uma imagem bem conseguida, mas com um mau atendimento, é um caso clássico onde existe um “gap” entre a imagem de marca e a experiência do consumidor. Estas experiências devem ser alargadas, passam também pelos sites institucionais das empresas, locais onde naturalmente os consumidores se manifestam com experiências pessoais com base em cenários propostos pela marca.

Para formar um produto com uma marca, é necessário ensinar os consumidores "quem" é o produto, baptizando-o e utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-lo, bem como a "que" ele se presta e "porque" se deve o consumidor interessar por ele. Fonte: Philip Kotler & Kevin L Keller
Vantagens:
Fidelização do consumidor a longo prazo
Identificação da marca personalizada
Desperta sentimentos fortes na mente do consumidor

Desvantagens:
Investimentos elevados na aplicação destas técnicas








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