PUNK MARKETING

MARKETING DE GUERRILHA

domingo, 9 de novembro de 2008

MARKETING DE GUERRILHA

Por princípio, as estratégias de Marketing de Guerrilha são utilizadas por pequenas empresas com o objectivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente de sobreviverem.

O Marketing de Guerrilha agita os consumidores e os meios de comunicação até ao ponto em que falar sobre o seu produto ou a sua empresa se torna divertido, fascinante e digno de notícia.
Esta técnica é pouco convencional e tem base em técnicas de Buzz Marketing e Marketing Viral como comentarei mais adiante. Fonte: Jornal de Negócios - August Rocafort - Idea y Creatión Editorial


Essencialmente o Marketing de Guerrilha assenta em dois pilares:

1 Não promover a campanha nos canais de comunicação tradicionais
2 A atenção da utilização de poucos recursos (tempo, dinheiro)

Inicialmente este conceito era aplicado por empresas de pequena dimensão que não tinham o budget dos líderes de mercado do seu ramo de negócio. No entanto o Marketing de Guerrilha tem sido acrescentado ao Marketing Mix de empresas líderes de mercado que não têm problemas de budget e vêem na ideia uma forma de aumentar a sua notoriedade.
A sociedade actual tem um número cada vez maior de pessoas que reconhece as técnicas do Marketing tradicional e procura fugir delas.

A revista Forbes publicou
um artigo (em inglês) no qual tece 10 óptimas tácticas de Marketing de Guerrilha.
Aqui fica como exemplo uma campanha recente de Marketing de Guerrilha.
Trata-se da promoção do novo
Nokia N95. Site oficial da campanha: http://www.jealouscomputers.com/

O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levison no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de formas não convencionais para executar actividades de marketing com orçamentos “apertados”.
Fonte: Wikipédia

Existem várias formas de Marketing de Guerrilha:

O Marketing Viral que tem um conceito idêntico ao Buzz e que é rapidamente distribuido pela internet e chegando assim rapidamente a milhões de individuos.

Este exemplo que se segue é bem a prova como funciona!

Nothing to Hide... Que conceito forte!

Imagine que a CEO da empresa Joanna Gardiner, Presidente da Ovelle Pharmaceutical ficou nua num comercial, junto com toda a sua equipe. O objectivo foi de mostrar ao público que os produtos não possuem substâncias químicas e que por isso a empresa não tem nada a esconder. Com toda essa polêmica, isso gerou o marketing viral que foi se espalhando e mais de 400 mil pessoas já assisitiram ao filme comercial no you tube. Para ver o vídeo entre no hot site que foi desenvolvido para o lançamento dessa linha - Elave, cremes e loções. http://www.nothing-to-hide.co.uk/

7 técnicas Marketing viral:

1 Assinaturas de e-mail automáticas
2 Dar para vender. Colocar oferta amostra, experiência por 30 dias, um mini curso, a ideia é que esta acção sirva para espalhar o endereço e trazer assim mais visitantes.
3 Webcards
4 Ezine, informativos na forma de e-mail que se enviam de tempos a tempos, se gostou reenvie a um amigo
5 Mensagens instantâneas, tipo ICQ, obriga a efectuar download do programa
6 Script que permite o envio do site a um amigo
7 Sites com banners apontados ao seu endereço

Fonte: Renato Fridschtein http://www.meio.ws/artigos/exibe.asp?na=18


O Marketing de Rumor é mais uma forma de fazer Marketing de Guerrilha e tem como base o marketing viral, que faz passar uma mensagem forte com o consumidor com uma troca de informação, em vez de uma preparada acção de marketing.


Estava-se no Outono e, os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo chefe se o Inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave. Tratando-se de um Chefe Índio mas da era moderna, ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo, no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um Inverno frio.
Mas como também era um líder prático e preocupado, alguns dias depois teve uma ideia. Dirigiu-se à cabina telefónica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: 'O próximo Inverno vai ser frio?'-“Parece que na realidade este Inverno vai ser mesmo frio” respondeu o meteorologista de serviço.O Chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: 'Vai ser um Inverno muito frio?' ' Sim, responderam novamente do outro lado, “O Inverno vai ser mesmo muito frio”.
Mais uma vez o Chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas. Duas semanasmais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional: “Vocês têm a certeza que este Inverno vai ser mesmo muito frio?' ' Absolutamente respondeu o homem “Vai ser um dos Invernos mais frios de sempre”. ”Como podem ter tanto a certeza?'” perguntou o Chefe. O meteorologista respondeu: - “Os Índios estão a aprovisionar lenha que nem doidos”.



Vantagens:
Derrotar um concorrente lider com investimento reduzido

Desvantagens:
Descobrir novo nicho de mercado com o risco de ser derrotado depois pelo lider concorrente

Sem comentários: