PUNK MARKETING

MARKETING DE GUERRILHA

domingo, 25 de janeiro de 2009

ENDOMARKETING

O Endomarketing é caracterizado por ser uma técnica pura de marketing interno, ou seja o marketing virado para o interior das organizações, para a construção e solidificação de inter relacionamentos, compartilhando os objectivos da empresa.

Os clientes não são apenas aqueles que compram e utilizam o seu produto ou serviço, são também os que vendem os produtos ou serviços. São os chamados clientes internos ou colaboradores.


É toda e qualquer acção de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender os clientes externos. Constitui-se num processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de acções mercadológicas.
Fonte: Meios & Publicidade

Segundo a definição da AMERICAN MARKETING ASSOCIATION, é o marketing intracorporativo, ou seja, uma somatória de esforços e acções pré-calculadas e planeadas para provocar mudanças, bem como atrair e manter interesses, relacionamentos e motivações no âmbito interno da empresa, em prol de um objectivo corporativo intermediário ou definitivo, com reflexos directos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização, no âmbito horizontal e vertical.

Desta forma, o Endomarketing é muito forte em contribuir para a formação de vantagens competitivas no médio/longo prazo, pois promove a transformação de uma equipa única e comprometida com a missão da organização e altamente preocupada com a satisfação dos seus clientes externos.



Além das acções para o consumidor, a Nestlé Brasil realizou uma campanha de endomarketing junto dos seus funcionários. Eles podiam concorrer aos prémios instantâneos e ao “dia do craque”, da mesma forma que acontece na acção direccionada ao consumidor final.


Os funcionários interessados deviam mandar um “código de funcionário” para determinado LA (uma participação por funcionário).

Vale ressalvar que era é uma promoção interna da Nestlé, e esses funcionários não estavam a concorrer com o público em geral.Todos os colaboradores que já se estavam registados (adesão superior a 35%), receberam um SMS a avisar que o filme da promoção seria lançado no primeiro intervalo de um programa televisivo.No momento do primeiro intervalo após o términos do filme, foram enviadas mensagens de voz do Pelé para todos os registados. Na mensagem, o rei do futebol comentava o lançamento do filme e da promoção e convidava os colaboradores a participar no esforço de vendas.

Fontes:
www.e-goi.com/maxcontent-documento-188-nestle-combina-sms-e-mensagens-de-voz-em-campanha-interna-no-brasil.html

www.nestle.com.br/

Vantagens:
Fortalecer o elemento de contacto com os clientes
Passar para o exterior uma melhor imagem da empresa
Promove uma maior responsabilidade dos colaboradores

Desvantagens:
Custos associados

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