
Os clientes não são apenas aqueles que compram e utilizam o seu produto ou serviço, são também os que vendem os produtos ou serviços. São os chamados clientes internos ou colaboradores.
É toda e qualquer acção de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender os clientes externos. Constitui-se num processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de acções mercadológicas.
Fonte: Meios & Publicidade
Segundo a definição da AMERICAN MARKETING ASSOCIATION, é o marketing intracorporativo, ou seja, uma somatória de esforços e acções pré-calculadas e planeadas para provocar mudanças, bem como atrair e manter interesses, relacionamentos e motivações no âmbito interno da empresa, em prol de um objectivo corporativo intermediário ou definitivo, com reflexos directos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização, no âmbito horizontal e vertical.
Desta forma, o Endomarketing é muito forte em contribuir para a formação de vantagens competitivas no médio/longo prazo, pois promove a transformação de uma equipa única e comprometida com a missão da organização e altamente preocupada com a satisfação dos seus clientes externos.

Os funcionários interessados deviam mandar um “código de funcionário” para determinado LA (uma participação por funcionário).
Vale ressalvar que era é uma promoção interna da Nestlé, e esses funcionários não estavam a concorrer com o público em geral.Todos os colaboradores que já se estavam registados (adesão superior a 35%), receberam um SMS a avisar que o filme da promoção seria lançado no primeiro intervalo de um programa televisivo.No momento do primeiro intervalo após o términos do filme, foram enviadas mensagens de voz do Pelé para todos os registados. Na mensagem, o rei do futebol comentava o lançamento do filme e da promoção e convidava os colaboradores a participar no esforço de vendas.
Fontes:
www.e-goi.com/maxcontent-documento-188-nestle-combina-sms-e-mensagens-de-voz-em-campanha-interna-no-brasil.html
www.nestle.com.br/
Vantagens:
Fortalecer o elemento de contacto com os clientes
Passar para o exterior uma melhor imagem da empresa
Promove uma maior responsabilidade dos colaboradores
Desvantagens:
Custos associados
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