PUNK MARKETING

MARKETING DE GUERRILHA

domingo, 28 de dezembro de 2008

BUZZ MARKETING

O Buzz Marketing segundo Arthur D. Little, trata-se de uma nova estratégia de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem.

Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenómeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas.

É utilizado para promover um produto ou marca sem necessidade de recorrer a grandes investimentos, a ideia é de criar situações com impacto na e que chamem a atenção do público de um determinado segmento, e a partir desse momento sejam propagadas pelo chamado boca a boca.

Surgiu nos EUA há mais de 8 anos como alternativa à publicidade tradicional.

O Buzz marketing tem o mesmo conceito do marketing Viral que é rapidamente divulgado pela internet. A vantagem do Buzz é de que pode ser difundido por qualquer meio físico ou digital, como , um indivíduo que conta a um amigo sobre as vantagens do seu novo telefone portátil, ou então a dona de casa que comenta com a sua vizinha sobre um novo produto que adquiriu e que retira qualquer tipo de nódoa na roupa.

A estratégia de lançamento do iPhone é um exemplo de Buzz muito positivo para a Apple. Antes de chegar ao mercado, milhões de pessoas por todo o mundo já o tinham como número um na lista dos seus bens mais desejados. O investimento da marca em publicidade para o seu lançamento foi muito baixa e os seus lucros extraordinários. A informação foi transmitida one-to-one e gerou um buzz propositado por todo o mundo, para milhões de pessoas.
Fonte: Imagens de Marca





Novo conceito de comunicação.
Renova cria momentos inusitados de contacto com o consumidor...
A tranquilidade do Saldanha Residence foi perturbada. Um empregado grita por guardanapos para limpar o balcão e, pouco a pouco, vários clientes que almoçam vão juntando as suas vozes, enquanto exigem o precioso papel quadrado, pelas mais variadas razões.
A confusão acaba por exigir a intervenção de um segurança, que autoriza a distribuição de guardanapos. A situação, totalmente encenada, apanhou de surpresa dezenas de pessoas que escolheram o Saldanha Residence, em Lisboa, como destino na hora de almoço.
A Renova decidiu criar um momento surpreendente, que chamasse a atenção das pessoas para a sua marca. Os guardanapos foram escolhidos porque se adequavam à situação e são um produto com o qual as pessoas se relacionam todos os dias, mas que é pouco afectivo. Mais que aumentar a venda de guardanapos, esta iniciativa teve como objectivo associar a marca a um momento diferente e surpreendente, em vez do recurso à publicidade tradicional. A nova forma de comunicar começou a ser ensaiada em Tóquio, num centro comercial de marcas de luxo, para o lançamento das novas cores da gama Renova Black label.



Vantagens: Fácil e rápido difundir por qualquer meio fisico ou digital

Desvantagens: Possibilidade de ser utilizada em sentido contrário, e rápidamente difundir um "boato" negativo ao produto ou serviço, quase sem tempo para reacção dos responsáveis de marketing.

Pequenos investimentos são necessários.